Coordinators


É um grupo formado, produzido e encabeçado apenas por mulheres.

Nossas pesquisas e objetivos

Para além da produção acadêmica, o NEPAT tem como meta fundamental o diálogo entre a academia e as escolas, já que, para nós, é de fundamental importância que o conhecimento que produzimos em nossas pesquisas toquem outras pessoas - e não apenas nossos pares.
No ano de 2020 iniciamos o projeto de produção de conteúdo nas nossas redes sociais, pensando na ideia de História Pública e de como perdemos quando não consideramos a importância do conteúdo online na formação do conhecimento. Sendo assim, nas nossas redes, tivemos uma produção quase diária dividida em 4 nichos: Mulheres históricas, Calendário Histórico, Indicação de filmes e Indicação de literatura.
Em junho de 2020 iniciamos também a produção de um podcast, o Desnazificando, que visa debater conceitos, ideias e acontecimentos de maneira descontraída, mas com profundidade e qualidade. Nossos episódios são quinzenais e estão disponíveis aqui no nosso site.
Em outubro de 2020 nós fundamos o "Pensar os Extremos: Rede Interdisciplinar de Estudos sobre Nazismo, Memória e Guerra". O objetivo deste projeto, elaborado, coordenado e organizado pelo NEPAT, é o de reunir pesquisadores que estudem as temáticas de nazismo, memória, Segunda Guerra, para reuniões periódicas para discutir as pesquisas e trocar referências e experiências. Os encontros tem foco acadêmico e tem por objetivo a discussão das pesquisas dos colegas para assim ampliar essa rede de estudos e entrar em contato com outras perspectivas e teorias.
Buscamos, ainda, expandir nossas atividades para além da UFMG e buscar parceiros de trabalhos e de projetos, de modo a contribuir ainda mais para a historiografia e para as pesquisas sobre o tema do totalitarismo.
Nossa produção
