NEPAT_tarja_01.png

Latest news

Desnazificação

NEPAT_post-template-CONCEITOS_desnazific

Conhecemos as imagens da destruição das suásticas e de prédios utilizados durante o Terceiro Reich e tudo isso ficou na memória coletiva como um grande símbolo do fim do nazismo e da vitória da democracia. Vamos ver aqui hoje que infelizmente não foi bem assim e que é preciso olhar com desconfiança quando essa romantização da desnazificação retoma as discussões.

Uma das etapas da desnazificação foi definida na Conferência de Potsdam, que ocorreu entre 17 de julho e 2 de agosto de 1945, na qual foi tomada entre os Aliados a decisão de expurgar os nazistas da Alemanha e julgá-los. Tem-se o início do Julgamento de Nuremberg e a sequência de julgamentos posteriores que seguem até os dias atuais - julgamentos fracassados, feitos em países diferentes com jurisdições distintas e com um grande descrédito da própria população alemã.

Mais de 8 milhões de alemães - cerca de 10% da população - havia sido membro do NSDAP e mais outras dezenas de milhões haviam se filiado a outras organizações do Partido. Como julgar essas pessoas? Essa tarefa, como diz Ian Kershaw, se mostrou não só hercúlea como impraticável. Após a demissão em massa de funcionários do serviço público, das indústrias, da produção de alimentos, das estradas e dos correios, os Aliados perceberam que reconstruir a Alemanha era mais urgente do que levar a julgamento todas essas pessoas.

Para o Ocidente, era de fundamental importância que a democracia "vencesse" a guerra e a Alemanha era um país central para essa reconstrução europeia. Com o surgimento da Guerra Fria, a desnazificação ficou ainda mais distante no horizonte. E não é de se espantar que hoje tenhamos o ressurgimento de grupos extremistas, afinal, não é um renascimento se não houve a morte, certo? Se a ideologia nazista não morreu, ela não está renascendo agora. Ela apenas está ressurgindo para a superfície. Portanto, fica o questionamento: é possível desnazificar?

 

Indicações:
🎙 Podcast Desnazificando: #02: Desnazificação?

📚  A intérprete

📽️  O monstro ao lado

📽️  O contador de Auschwitz

NEPAT_post-template-CONCEITOS_desnazific
NEPAT_post-template-CONCEITOS_desnazific
NEPAT_post-template-CONCEITOS_desnazific
NEPAT_post-template-CONCEITOS_desnazific
NEPAT_post-template-CONCEITOS_desnazific

RECEIVE NEWS

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube